domingo, 15 de junho de 2008

LASQUINÊ!!

Aniversário de minha vó. Chego, aquela reunião de coroas, tios, e primos. A matriarca da família aniversariando, 85 anos. Tá vamos lá. Vários idosos, um sempre se achando o engraçado, soltando piadinhas sem graça "É pavê ou pra cumê?!" "Onde vc comprou essa camisa tinha pra homem?!". Os Tiozões (pra mim os piores), falam com você se achando o "descolado", bate na mão e da um soquinho, tenta falar girias, sempre fora de contexto, nunca se encaixam. Todos esses velhos com sorrisos abertos e bafo de uísque. As mães reunidas em uma rodinha falando besteiras, uma ou outra rodando pra lá e pra cá pra saber se esta tudo bem com todos. Mas ainda não é o foco desse texto. Eis que diante de tudo isso, lá está, ela que nunca falta. A mesinha de camurça, geralmente verde e sob ela as benditas 28 pedrinhas. A dinvindade do DOMINÓ.

-Rodrigooo, vá falar com sua vó!
-Cadê ela mãe?
-Pergunta ao seu tio Jorge.

Esse bendito joguinho. Bendito porque foi criado na China por um "santo" guerreiro. Mentira, bendito porque é muito bom!

Minha tese; vamos lá!
Quanto mais velho, barrigudo e beber cerveja melhor será sua habilidade nesse jogo. Essas características não se aplicam ao taxistas (única exceção). Parece um ciclo, não conheço nenhum coroa que se encaixe nesse perfil e não saiba jogar, e não estou falando de colar pedras.

Quanto mais grossas as pedras forem maior o respeito e prestígio da mesa. Dominó de osso, marfim, ou de mármore significa que se tiver menos de 40 anos não encoste. A briga é boa.

Comecei na facul. Sabia colar pedras, hoje de tanto filar aula de estatística pra ficar na rodinha jogando, acabei viciando e aprendendo. E não é que entre os jovens esse bendito jogo se firmou.

-O professor ja entrou na sala.
-Perai, falta 1 peça pra acabar.
-Bó, bó... que não posso tomar falta. Joga logo!

É um ciclo vicioso, ja me vejo daqui a uns 20 anos, na minha casa de praia, bebendo uísque e dando uma surra nos meus sócios que desistiram do poker pra uma partidinha de dominó.

Há uns 15 dias tava passando pelo centro da cidade e vi uma rodinha de taxistas jogando. Dominó de plástico, coroas, jovens e até uma mulher (quanta ousadia!) participando. Quanto a essa classe não há nada definido, tanto pra quem joga quanto como jogam. Geralmente em pé, e com palitinhos na boca.

Não vou mentir que deu vontade de jogar. Mas só de ver a mulher que estava jogando. Me desculpe a profissional taxista, mas era uma verdadeira buxa de sena!

10 comentários:

Caio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caio disse...

Buxa de Sena é ótima rsrsrs!!!!
Rpz. Se vc continuar escrevendo bem assim, logo logo vai ser contratado por uma boa agencia, rsrsrs. Vcs não largam esse vicio mesmo né!!!! Se duvidar, até na festa de formatura vcs vão montar essa mesa de dominó (seria hilario).

Caio Carvalho

Liz Roberta disse...

Mulher tb joga dominó!!!

buxa de sena... uahuahauauhauh

Anônimo disse...

AAAAh...que saudadeeeee! Assim aprendi que era mais fácil fazer cálculos estatísticos numa mesa de dominó...do que em uma sala de aula c Edson! *risos!

Vou aparecer com minha parceira Luciana...relembrando velhos tempos...e representando as meninas!
=P

Vivi Dias disse...

Se ferrou nessa, pitilhesco... mulher manja muiiiiiiiiiiiiito de lasquinê, contar ponto, "levanta, levaaaaaantaaaa"!!

Pergunta a seu amigo Cabeçorra... meu presente no final da festa foi O MELHOR! rsrsrs

Anônimo disse...

antes de me formar eu aprendo!
tenho q aprender!!!!

João Borges disse...

Acho q te conheço de algum lugar... Abraços!

Marcus Vidal disse...

E você, João, quem é?

Barela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barela disse...

Vidal, boa tarde!
Cara estive um tempo na Bahia e vi que voces jogam com regras que nao conheço e acabo de descobrir que só sei colar pedras, por favor voce poderia postar todas as regras do Dominó, pois procurei pela Net e nao encontrei nada.
Grato
Barela